RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

 



QUERÊNCIA

Aureliano de Figueiredo Pinto - Para o velho Domingos

 

I

Recordo... Um coxilhão, virgem do arado,

alto e estendido na campanha em frente.

Resfolegando a névoa ao sol nascente.

Na noite negra era um fortim sitiado.

 

Sombrio sob o crepúsculo indolente

nos paradouros acolhia o gado.

Promontório nas rotas d’ El-Dorado

ao luar e aos sonhos de um adolescente.

 

Tristão no inverno... Esplêndido na sanha

do estio fugindo... No horizonte aberto

a galopada das miragens foge.

 

Tão longe... E ainda a paisagem me acompanha

com o encanto das ilhas que no oceano incerto

as minhas naves descobrissem hoje...

 

II

Por toda parte onde eu andei, Querência,

pedaço de alma, te levei comigo.

A proteger-me como um poncho amigo,

ou estrela d´alva nos sertões da ausência.

 

Andante, chego ao teu galpão de abrigo.

Fogão e amargo! A missioneira essência.

E, pelo teu conselho em confidência,

forjei meu coração para o perigo.

 

Quantas vezes na ronda a noite andando

vieste em recuerdos, como irmã, sorrindo,

adoçando a amargura da inclemência.

 

Por ti, na vida e no lidar em que ando,

a sorte, ou contra ou a favor, vem lindo!

só pelo orgulho de te honrar – Querência!