RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

 

NÃO "FROUXEMO" NA QUARTEADA



No linguajar gauchesco quarteada tem dois significados. 

Nos tempos das tropas, durante a noite, os tropeiros se dividiam em "quartos de ronda", ou seja, o turno apartado em quatro partes, zelando para que não acontecesse um estouro da boiada. Significa, portanto, a divisão do tempo em que uma pessoa fica de vigia.  

De outra parte, define-se como ajutório para transpor obstáculos ou resolver situações de dificuldade. Representa qualquer mobilização de pessoas, coletiva e gratuitamente, para execução de serviço que beneficie um indivíduo ou uma comunidade. Ex: - Pessoal. Vamos fazer uma quarteada para colher o milho da roça do compadre Juvêncio antes que venha o temporal. 

Sobre o tema o poeta Geniplo Borges de Moura Mattos escreveu os seguintes versos: 

A lida não era minha / mas estava na quarteada / e a gente fica amarrada / arrancando erva daninha. 

Pois agora, meus amigos, quando os atingidos começam a voltar aos seus lares, não podemos "frouxar" o garrão. Chegou a hora da quarteada para limpeza dos ranchos. 

Muitos não sabem o que fazer para ajudar, outros não tem condições financeiras de colaborar mas sobra vontade e força nos braços.

Pensando nisso, de maneira muito oportuna e criativa, foi criado um aplicativo aonde as pessoas se inscrevem e os organizadores montam grupos e os direcionam a determinado local para ajudar na tarefa de tornar os ranchos habitáveis novamente. 

Caso você não tenha condições de ajudar fisicamente pode destinar, pelo mesmo site, materiais de higiene e limpeza.

O site é seguro e confiável. Seu endereço é: 

meulardevolta.com.br

Participem.