NÃO "FROUXEMO" NA QUARTEADA
No linguajar gauchesco quarteada tem dois significados.
Nos tempos das tropas, durante a noite, os tropeiros se dividiam em "quartos de ronda", ou seja, o turno apartado em quatro partes, zelando para que não acontecesse um estouro da boiada. Significa, portanto, a divisão do tempo em que uma pessoa fica de vigia.
De outra parte, define-se como ajutório para transpor obstáculos ou resolver situações de dificuldade. Representa qualquer mobilização de pessoas, coletiva e gratuitamente, para execução de serviço que beneficie um indivíduo ou uma comunidade. Ex: - Pessoal. Vamos fazer uma quarteada para colher o milho da roça do compadre Juvêncio antes que venha o temporal.
Sobre o tema o poeta Geniplo Borges de Moura Mattos escreveu os seguintes versos:
A lida não era minha / mas estava na quarteada / e a gente fica amarrada / arrancando erva daninha.
Pois agora, meus amigos, quando os atingidos começam a voltar aos seus lares, não podemos "frouxar" o garrão. Chegou a hora da quarteada para limpeza dos ranchos.
Muitos não sabem o que fazer para ajudar, outros não tem condições financeiras de colaborar mas sobra vontade e força nos braços.
Pensando nisso, de maneira muito oportuna e criativa, foi criado um aplicativo aonde as pessoas se inscrevem e os organizadores montam grupos e os direcionam a determinado local para ajudar na tarefa de tornar os ranchos habitáveis novamente.
Caso você não tenha condições de ajudar fisicamente pode destinar, pelo mesmo site, materiais de higiene e limpeza.
O site é seguro e confiável. Seu endereço é:
meulardevolta.com.br
Participem.