RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO

domingo, 4 de fevereiro de 2024

 

COMIGO A PEGADA É DIFERENTE!!!


Pintura de Tood Connor


Ontem fiz uma postagem aqui no blog lastimando a falta de pintores realistas aqui pelo Rio Grande do Sul num comparativo com os Estados Unidos da América aonde dezenas de artistas retratam o Velho Oeste americano.

Na oportunidade expressei que a história dos "gringos" é semelhante a nossa, ou seja, com a formação do gaúcho. Isso nas coisas boas como o heroísmo em busca de liberdade, quanto naquilo que não nos traz muito orgulho como o extermínio dos índios e o descaso com os negros. 

Mas tem mais coisas que se assemelham entre o gaúcho e o cawboy. 

Na pintura acima vemos uma mulher buscando seu marido no bar. Pela pose da dama na porta nota-se que a boca não é boa para o lado do vaqueiro que bebe com seus amigos. 

Por aqui isso também é comum. Mas não comigo. Comigo a pegada é diferente. Minha mulher nunca me fez passar vergonha me buscando em bar pelo simples fato de que ela nunca me permitiu ir a bar algum.