RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

 

TOMADA DE LAGUNA 2024


Tomada de Laguna 2023 / Prefeitura Municipal de Laguna


Confirmada oficialmente para março de 2024 a Tomada de Laguna 2024 conta com a expectativa de ter cerca de 15 mil espectadores. Atração que rememora a chegada dos Farrapos ao solo catarinense para participar na criação da República Juliana. 

Apresentada pela primeira vez há quase 25 anos, a Tomada de Laguna é o maior espetáculo épico encenado ao ar livre do sul do Brasil. São 300 atores e figurantes envolvidos em uma produção que conta com mais 200 técnicos e profissionais especializados para trabalhar com montagem de palcos, cenografia, efeitos especiais, seguranças e sonorização cuidadosamente preparados para provocar no público fortes emoções.

“Estamos felizes por poder mais uma vez encenar a Tomada de Laguna, que é um marco da nossa história”, alegra-se o presidente do Instituto CulturAnita, Milton Cavalcanti. O evento no próximo ano será encenado de 14 a 30 de março, sendo que o primeiro dia será a contrapartida social com ingresso solidário. Por dia, serão 1,6 mil espectadores.

O diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, ressaltou a inserção do espetáculo no Plano Municipal de Cultura da cidade de Laguna, o que foi aprovado pela Câmara Municipal. “Assim, ficará garantida a realização da Tomada a cada dois anos, com direito a inserção no Orçamento do Município”, frisa.

O prefeito Samir Ahmad falou da importância. “A Tomada de Laguna movimenta a nossa economia trazendo para a cidade muitos turistas”, sublinhou o chefe do Executivo, que também assinou o termo de compromisso para que a Prefeitura de Laguna seja uma das fomentadoras do espetáculo. Em 2024, a realização será possível graças ao repasse de R$ 1.199,000,00, pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O Governo do Estado e as fundações culturais de Laguna e de Santa Catarina são apoiadores.

Na última semana, os atores Thaís Melchior e Miguel Coelho foram oficialmente apresentados como os protagonistas de A Tomada de Laguna e aproveitaram o momento para conhecer os pontos turísticos da cidade e os locais que marcaram a trajetória de Anita e Giuseppe Garibaldi.

As inscrições para a participação de atores coadjuvantes começaram na última terça-feira (16) e vão até a próxima semana (23). Elas devem ser realizadas no Clube Blondin, ao lado da Igreja Matriz de Laguna, das 13h30 às 19h.

Fonte: Instituto CulturAnita