RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 20 de janeiro de 2024

 

ODE AOS CARTUNISTAS

Sou um fã inveterado de charges e cartuns. Tenho diversos livros e revistas sobre o assunto. O cartunista não precisa ser um bom desenhista (seu traço irá caracterizá-lo) mas necessariamente tem que ser inteligente, criativo, visionário, senso de humor apurado, enfim, deve colocar no papel em tiras ou não, uma forma engraçada - e até idiota - do nosso cotidiano. O cartunista que necessita explicar com palavras o que está tentando transmitir não é "o cara". 

Escrever sobre temática única é complicado por sua limitação mas gosto muito do Louzada que faz o Tapejara, O Último Guasca. Louzada conhece a fundo o viver gauchesco.  

Seguidamente abro o jornal pela página dos Quadrinhos e, se o cartum for bom, fotografo e mando para meu filho na Austrália que também "curte" esta manifestação artística.


Fernando Gonsales e seu Níquel Náusea


No sul temos ótimos cartunistas e um dos que gosto muito é o caxiense Iotti e seu "Radicci", especialista na cultura italiana mas também grande conhecedor dos costumes gauchescos. Não tenho acompanhado muito de perto o trabalho do Iotti e sinto falta do seu humor tão nosso.