RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 21 de janeiro de 2024

 

COMO NOSSOS PAIS SOBREVIVERAM? 




Diante do caos que tornou-se nossas vidas após os temporais resultando na falta de luz e água, numa onda de justificáveis protestos diante da inércia do poder público e da concessionária responsável, eu fico me perguntando como nossos pais viviam sem este bem tão precioso que é a energia elétrica. Eram verdadeiros heróis a luz de suas lamparinas. 

É claro que tempo e espaço eram outros, os relógios não tinham pressa, a vida era mais tolerante. Mas como faziam sem refrigerador, micro-ondas, fogão a gás, chuveiro elétrico, celulares.... 

Lembro que lá em casa, na Aratinga, o chuveiro era de lata com o fundo toda furado a pregos. A gente "aquentava" a água no fogão a lenha, botava dentro da lata que era puxada até acima da nossa cabeça por uma corda e.... Que banho gostoso. Depois evoluímos para uma "banheira", ou seja, uma gamela grande bem falquejada.

Hoje se perde alimentos aos borbotões por falta de luz. Mas como mantinham esses produtos naqueles tempos?  Lembro que a carne, quando não faziam charque, era posta, pré-cozida, dentro de uma lata de banha e ali permanecia dias e dias. 

Nestes tempos bicudos que atravessamos um dos piores problemas é a falta de água. Mas e naqueles tempos? Tinha água de poço, água que chegava via calhas de madeiras direto da fonte ou ainda tinha que ser buscada em pipas no riacho. 

Eram tempos diferentes..... Com minha idade peguei boa parte daquela época áurea, difícil, desprovida de recursos, mas inesquecível e todos sobrevivemos. Contudo, devo confessar que o conforto nos cativa e a falta dele nos enraivece. 

Mas o pior de tudo é saber que, enquanto ficamos alguns dias sem estes bens preciosos, milhões de seres humanos, nos dias de hoje, sob imensa pobreza, ainda vivem sem luz e água permanentes.