RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

 

JORNAIS DEIXAM DE SER TERRA DE NINGUÉM


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (29), a tese jurídica que permite que veículos jornalísticos sejam condenados quando um entrevistado imputa um crime, de forma falsa, contra outra pessoa. O posicionamento é criticado por entidades que defendem a liberdade de expressão e de imprensa no país.

A decisão foi baseada em ação ajuizada pelo ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho contra o jornal Diário de Pernambuco por danos morais, em razão de uma reportagem publicada em 1995. Na matéria o político pernambucano Wandenkolk Wanderley afirmou que Zarattini, morto em 2017, foi responsável por um atentado no aeroporto de Recife, em 1966. Na ação, a defesa de Zarattini  argumentou que Wandenkolk fez acusações falsas e que a divulgação da entrevista gerou grave dano à honra dele.

Em resumo.

Se eu postar algo em meu blog, mesmo que não seja matéria de minha autoria, mas que tal postagem pode gerar algum prejuízo moral para outra pessoa, eu posso ser responsabilizado.

Portanto, vamos continuar com nosso feijão com arroz, divulgando nossa cultura sem polemizar e buscando a veracidade dos fatos para poder dormir tranquilo.