RETRATO DA SEMANA


Que o acontecido com o dócil Orelha (massacre que serviu de diversão para adolescentes) sirva de alerta para dezenas de situações semelhantes de maus tratos aos animais. As penas são brandas para estes MARGINAIS.

domingo, 19 de novembro de 2023

 

UMA BEBIDA INTERNACIONAL



O mate está se tornando uma bebida da moda mundo afora, graças a nomes famosos como Lionel Messi, Luis Suárez, e outros craques do futebol internacional que se tornaram "embaixadores" do amargo. 

É que, onde quer que eles andem, estão sempre com uma cuia na mão e a térmica em baixo do braço. Isso tem chamado a atenção de fãs e torcedores, em especial fora da América Latina. 

Com Messi jogando no Miami, então, a curiosidade em torno do porongo parece ter aumentado nos EUA. Inclusive a Banca 33 do Mercado Público de Porto Alegre, recebeu uma encomenda de 500 bombas do Tio San. Outro que compra seus avios na Banca 33 é o ator Thiago Lacerda. 

Pode ser coincidência mas, segundo a reportagem da BBC, assinada por Suchi Rudra, já tem gente dizendo que chimarrão é a "bebida dos campões". Não dá para esquecer que a Argentina, campeã do mundo em 2022, desembarcou no Catar levando nada menos do que 240 quilos de erva. O time passou bebendo mate e levantou a taça. 

Segundo o Sindicato das Indústrias de Erva-Mate (Sindimate), no Rio Grande do Sul o setor soma 250 fábricas, 70 viveiristas e 14 mil produtores que geraram 120 mil empregos em 2022 no Estado. Até ervas famosas no Uruguai e na Argentina são daqui, como a marca Canarias, apreciada por Messi e Luis Suarez. É da fabricante Baldo, em Encantado.  

Sempre lembrando que, aqui pela querência dos gaúchos, por mais humilde que seja o rancho num fundo de campo, não vai faltar "cara alegre e erva boa". 

Matéria que teve por base a coluna de Juliana Bublitz em ZH