RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 19 de novembro de 2023

 

UMA BEBIDA INTERNACIONAL



O mate está se tornando uma bebida da moda mundo afora, graças a nomes famosos como Lionel Messi, Luis Suárez, e outros craques do futebol internacional que se tornaram "embaixadores" do amargo. 

É que, onde quer que eles andem, estão sempre com uma cuia na mão e a térmica em baixo do braço. Isso tem chamado a atenção de fãs e torcedores, em especial fora da América Latina. 

Com Messi jogando no Miami, então, a curiosidade em torno do porongo parece ter aumentado nos EUA. Inclusive a Banca 33 do Mercado Público de Porto Alegre, recebeu uma encomenda de 500 bombas do Tio San. Outro que compra seus avios na Banca 33 é o ator Thiago Lacerda. 

Pode ser coincidência mas, segundo a reportagem da BBC, assinada por Suchi Rudra, já tem gente dizendo que chimarrão é a "bebida dos campões". Não dá para esquecer que a Argentina, campeã do mundo em 2022, desembarcou no Catar levando nada menos do que 240 quilos de erva. O time passou bebendo mate e levantou a taça. 

Segundo o Sindicato das Indústrias de Erva-Mate (Sindimate), no Rio Grande do Sul o setor soma 250 fábricas, 70 viveiristas e 14 mil produtores que geraram 120 mil empregos em 2022 no Estado. Até ervas famosas no Uruguai e na Argentina são daqui, como a marca Canarias, apreciada por Messi e Luis Suarez. É da fabricante Baldo, em Encantado.  

Sempre lembrando que, aqui pela querência dos gaúchos, por mais humilde que seja o rancho num fundo de campo, não vai faltar "cara alegre e erva boa". 

Matéria que teve por base a coluna de Juliana Bublitz em ZH