RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 15 de outubro de 2023

 

MAL COMPARANDO


Ilustração de Léo Ribeiro da Batalha dos Porongos
- Livro Os Farrapos e a Maçonaria - 


Reconhecendo a necessidade da criação de um Estado Palestino livre e independente digo que sou absolutamente contra esta forma de protesto, desta barbárie que está acontecendo no Oriente Médio aonde radicais islâmicos do grupo armado Hamas, melhor dizendo, terroristas, covardemente matam mulheres e crianças para atingir seus intentos.

Sobre o tema e fazendo uma relação com a nossa história rio-grandense exponho o que segue: 

Em meu livro Os Farrapos e a Maçonaria faço referência a uma passagem controversa até os dias de hoje, ou seja, a Batalha dos Porongos (que alguns escritores intitulam a Traição de Porongos).

Em minha abordagem eu cito as duas versões, isto é, o que seria a Traição de Porongos ou a Surpresa de Porongos e deixo que o leitor se posicione. Contudo, para cada acusação ao general farrapo David Canabarro, que estaria comunado com o comandante imperialista Barão de Caxias, há uma defesa.

Vou pegar uma das acusações e sua respectiva defesa, fazer a relação com a guerra entre palestinos e israelenses, para chegar aonde eu quero.

Acusação a David Canabarro:

Tese da Traição: O General Farroupilha jamais perdeu uma batalha para Moringue (comandante imperial que atacou em Porongos), ou seja, jamais foi surpreendido por este inimigo. Por que, justamente naquela noite não deixou guardas no acampamento sabendo que Moringue estava nas redondezas?

Defesa de David Canabarro:

Tese da Surpresa: O tratado de paz seria assinado na semana seguinte e já acontecia um armistício implícito entre as tropas. Havia um clima de relaxamento no acampamento farrapo. Se houve traição quebrando tal acordo foi de Moringue, que não respeitou a palavra empenhada.

Agora, trazendo a história para os dias de agora, vou ajudar na Tese da Surpresa.

Israel, talvez em função de sua situação geográfica, tenha o exército mais preparado do mundo. Num upa recrutou 300 mil reservistas, coisa que nem os EUA conseguem em tão pouco tempo. Seu serviço de espionagem, informações e inteligência, é o mais bem equipado que existe com satélites, espiões infiltrados, drones....

Então eu pergunto: como um exército assim foi pego de surpresa num desleixo inexplicável que causou a morte de milhares de pessoas? Não perceberam a movimentação de mais de 40 mil terroristas que há anos vinham se preparando para tal invasão?

Conclusão: Se as poderosas forças de Israel com seus modernos serviços de inteligência foram pegas de surpresa pelo Hamas por que David Canabarro não poderia ter sido surpreendido por Moringue?