RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023


A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL


pintura dos farrapos "no estilo de Claude Monet" 


Por: Juliana Bublitz


Conhecido como um dos polos de inovação em Porto Alegre, no 4º Distrito, o Instituto Caldeira recebe, a partir desta segunda-feira (18), uma exposição de obras artísticas 100% concebidas por inteligência artificial (IA) e inspiradas na história do Rio Grande do Sul.

Promovida pela startup Alana AI, a mostra "Arte e Alma da Revolução Farroupilha: Um Olhar Inspirado pela IA" aposta em cenas e personagens que fazem parte da cultura gaúcha.

Entre os destaques da exposição, estão uma pintura dos farrapos "no estilo de Claude Monet" e um quadro em que uma cuia de chimarrão ganha contornos "a la Van Gogh". As mulheres também ganham atenção especial, com representações de Anita Garibaldi.

A exibição que integra a programação da Semana Caldeira começa hoje e vai até a próxima sexta-feira (22), tem entrada franca e inscrições no site sympla.com.br. O evento contará com aulas, oficinas, palestras e conversas abertas com executivos do mundo todo.

A IA também já foi utilizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) para recriar imagens de personagens emblemáticos para o Rio Grande do Sul, entre eles os protagonistas da Revolução Farroupilha. As imagens foram enquadradas e começaram a ser expostas em agosto no Parque Histórico General Bento Gonçalves, em Cristal, no sul do Estado.