RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 15 de agosto de 2023

 

UM ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO




Muitos poetas, declamadores, amadrinhadores, enfim o público que aprecia a arte declamatória tem nos questionado porque, com tão poucos eventos voltados para a poesia no Rio Grande do Sul, vamos realizar a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula no mesmo dia do Bivaque, festival na cidade de Campo Bom.   

Realmente, festivais de música existem aos borbotões. Em torno de setenta (ou mais) ao ano. Já poesia, são quatro ou cinto.

Ocorre o seguinte: 

Quem realiza a Tertúlia Maçônica é o Piquete Fraternidade Gaúcha, braço voltado para a cultura rio-grandense dentro da maçonaria. Ocorre que o patrocinador do evento é o Grande Oriente do Rio Grande do Sul e este nos solicitou que, este ano excepcionalmente, a Tertúlia acontecesse em outubro, no aniversário de 130 anos do GORGS fundado durante a Revolução Federalista (1893). Missão dada é missão cumprida. 

Para o mal dos pecados a única data vaga no teatro do SESC, aonde acontece o festival, era 21 de outubro. Era pegar ou largar. Pegamos, pois temos em mente que a poesia tem que ter foco, atenção, e num CTG, por exemplo, isto é mais complicado. 

Contudo, acreditamos que há público e participantes para os dois eventos. O Rio Grande do Sul é um manancial de poetas. 

Sucesso aos organizadores e que venham mais festivais do gênero.