RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

domingo, 13 de agosto de 2023


UM BELO DIA A TODOS OS PAIS


                                    Bernardino Souza

Foto restaurada por Paulo Ricardo Costa 


Com esta imagem de meu saudoso pai Bernardino Souza e um poema que escrevi sobre o tema, quero saudar a todos os pais neste dia tão significativo. 


MEU VELHO

Letra: Léo Ribeiro

 

O tempo e a vida se vão apressados

e a pressa não deixa eu dizer que te amo

pois penso que sempre estarás ao meu lado

na hora do apuro teu nome é quem chamo.

 

Mas hoje, meu velho, eu parei um pouco

talvez porque a chuva me prenda nas casas

o inverno se chega de um modo bem louco

trazendo a família pra perto das brasas.

 

Meu velho, te falo, tu és para mim, 

regalo  divino que andeja comigo

conhece a hora do não e do sim

e mais do que um Pai eu tenho um Amigo.   

 

Contigo aprendi a lida mais rude,

plantar a semente, erguer uma taipa,

até do teu gosto herdei o que pude,

apego a querência e barulho de gaita.

 

Mas é do teu jeito que lembro primeiro

e levo ao reponte na minha jornada

manter humildade, ser sempre parceiro

e não desonrar a palavra empenhada.

 

A gente, por moço, jamais imagina

que tudo tem prazo e os sonhos se vão 

até o angico que é forte termina

no fio do machado e no fogo de chão.

 

Por isso, meu velho, te digo obrigado

a ti meu respeito, louvor e carinho

um dia algum neto terá teu legado

mas tu seguirás nos mostrando o caminho.