RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023


TABAJARA RUAS SERÁ O PATRONO 
DA 69ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE


Tabajara Ruas é anunciado Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre
Foto: Pietro Meinhart/RBS TV  


O escritor Tabajara Ruas foi anunciado patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, nesta quinta-feira (10), pela Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento literário ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

Autor de "Netto perde sua alma" e "A região submersa", publicou romances e títulos infanto-juvenis, que foram traduzidos em 10 países. Também dirigiu e roteirizou filmes, como "Anahy de las Misiones" e "O Tempo e o Vento".

"Recebi com enorme alegria o convite para ser patrono da Feira do Livro. Era um sonho. É o sonho de todo escritor gaúcho e eu não sou diferente. Faremos um bom trabalho nessa feira no sentido de promover o livro, atrair leitores, principalmente a juventude", comentou Ruas.

"É uma grande honra poder reconhecer na Feira do Livro esse autor que é um dos pilares da literatura e cultura brasileira, que traz em suas obras o amor e o carinho pelo nosso Estado. Os mais jovens poderão conhecer mais a fundo grandes clássicos como Os varões assinalados e O amor de Pedro por João", destacou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur. 

Quem é Tabajara Ruas

Nascido em Uruguaiana, em 1942, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Por sua atuação política durante a ditadura militar, viveu no exílio entre 1971 e 1981, morando no Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.

O escritor e cineasta já foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, recebeu a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e o título de cidadão de Porto Alegre. Em 2020, foi agraciado com o Troféu Escritor do Ano do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras.