RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

 

REPONTANDO DATAS / 22 DE AGOSTO

 

Hoje, 22 de agosto, é o Dia Internacional do Folclore. Esta é uma palavra composta de Folk, que quer dizer povo, e Lore, que quer dizer saber, no idioma inglês. Até 1846, o recolhimento de cantos e contos , de lendas e para lendas, de crendices e superstições, de adágios e provérbios, de comparações e adivinhações populares, de usos e costumes de  um povo era classificado de Antiguidade Popular. Nesse ano o arqueólogo inglês William John Thoms escreveu uma carta ao jornal londrino  “The Atheneum” lembrando que os fatos arrolados como Antigüidades Populares constituem, na verdade, de um Saber Popular e propôs que fossem chamados de Folclore. Essa carta foi publicada em 22.08.1846 e por essa razão o 22 de agosto é o Dia Internacional do Folclore.

 
 

 

Também num dia 22 de agosto, do ano de 1796, nascia em Taquari David José Martins, depois de 1825, David Canabarro, general farrapo que assinou o tratado de paz de Ponche Verde em nome dos farroupilhas. Até hoje paira ante este militar a mancha da famosa Batalha dos Porongos, já no findar da Guerra, quando dezenas de negros, desarmados, foram massacrados pelos imperiais, sob o comando de Moringue. Segundo alguns historiadores que tentam denegrir a sua imagem, tudo já estava combinado entre Caxias e Canabarro, pois não havia como conceder a prometida alforria aos Lanceiros Negros. Outros, por sua vez, atestam que David ainda lutou mais uma ou duas vezes contra Moringue depois deste episódio e que a famosa carta de Caxias a Moringue falando do acordo com Canabarro era falsa e com o propósito de enfraquecer o general farrapo ante as tratativas de paz que viriam logo a seguir.