RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

 

O ESTUDO SOBRE O TRAJE PAROU NO TEMPO



1. A imagem do índio, por estar de esporas, aparenta ser de charrua ou minuano (tribos cavaleiras) embora o laço tenha sido introduzido do Rio Grande do Sul pelos guaranis. O traje é um modelo de chiripa utilizado entre 1620 e 1730.

2. Indumentária utilizada pelos peões na época de 1730 a 1820, principalmente na região das vacarias. Chapéu de palha (de feltro era só para as festividades) lenço atado na cabeça, camisa de algodão, chiripá e botas de garrão-de-potro, retirada diretamente do animal.

3. Aqui o chiripá mudou o estilo passando a ser uma espécie de grande "fralda". É um traje típico do gaúcho farroupilha (1820 a 1865), com chapéu pança-de-burro e ceroula ponta-franjada.

4. Esta quarta imagem pode ser classificada como o típico gaúcho preconizado pelo MTG.

5. Muitos sites colocam esta 5ª indumentária como a do gaúcho atual. Com certeza tal afirmativa não recebe o aval do Movimento em virtude de que o mesmo proíbe o uso de boinas e alpargatas...

6. O gaúcho da sexta figura, deve estar de luto (lenço preto). Também foge dos padrões estabelecidos pois aparece de jaleco (tipo de jaqueta), rastra (cinto) e bombacha plissada, tudo de origem espanhola, tão renegada pelos gaúchos de pouca memória mas tão utilizada pelos desavisados...

7. O sétimo e último traje dá uma ideia do peão atual, contudo, também não está de acordo com os regramentos, pois utiliza rastra, esporas chilenas e um lenço colorido (não confundir com carijó).



POR QUE AGORA A MODA É ESSA!


Desenho: Léo Ribeiro