RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 22 de julho de 2023

 

UM TRABALHO DIFERENCIADO


Uma "viagem" por meu Rio Grande do Sul
escritor José Luiz dos Santos


Recebi das mãos do escritor, poeta, amigo e irmão José Luiz dos Santos, lá em Santa Maria, está relíquia em forma de livro. O Zezinho, como carinhosamente eu o chamo, fez um trabalho realmente diferenciado ao criar um conto literalmente fora daquilo que estamos habituados. Friccionou um causo com o nome de todos os municípios gaúchos (497) servindo de mote em um enredo atraente e cronologicamente perfeito. Uma verdadeira aula de geografia de forma poética. 

Assim o José Luiz apresenta esta sua criação: 

De acordo com o censo populacional do IBGE, de 2010, o Estado do RIO GRANDE DO SUL é o terceiro do país em número de municípios. São 497, perdendo apenas para Minas Gerais (853) e São Paulo (645), sendo que o mais populoso é Porto Alegre, com 1.450.555 habitantes, e o menos populoso é União da Serra, com 1.487 habitantes. Também, segundo o mesmo censo, Alegrete é o que possui área maior com 7.800,163 km² e Esteio a área menor com 27,676². Mas, deixando estes dados estatísticos de fora o que sempre me chamou a atenção foram os seus nomes. 

Como o Estado foi formado por pessoas de diversas etnias, diferentes fontes deram origem à nomenclatura dos mesmos. Existem nomes oriundos dos seus fundadores, de seus protetores religiosos, de sua geografia, de lendas, de usos e costumes, da flora da fauna e outros fatos que, de uma ou outra maneira, interferiram na existência de tal unidade populacional.

Face a esta pluralidade na denominação, sempre tive a ideia de construir uma estória dando vida a esses personagens, intercalando-os num enredo fictício e atemporal que abrangesse o maior número de municípios.

Comecei com 40, depois 95, 160,190, 231,344. Tinha tudo como encerrado mas resolvi incluir mais uns e cheguei a 390. A partir daí resolvi ir até o final. Consegui fechar os 497. Fiz uma verdadeira "viagem" descompromissada com a realidade, mas sem menosprezar este ou aquele município, pois todos merecem meu maior respeito.

Meus agradecimentos aos amigos que aprovaram e incentivaram minha ideia. 

Boa Leitura, 
José Luiz dos Santos    

Parabéns, Zezinho por este belo trabalho de pesquisa e pela paciência de encaixar a palavra (ou a localidade) certa no lugar certo. Ficou perfeito.