RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sexta-feira, 7 de julho de 2023

 

OBRAS NO HARMONIA CONTINUAM


Secretaria do Meio Ambiente não viu problema na intervenção

Foto: Jonathan Heckler / Agência RBS

 

Ganharam corpo nos últimos dias as críticas de vereadores de Porto Alegre e de organizações ambientais à condução dos trabalhos, com denúncias quanto a remoção e mutilação de árvores, além da retirada de zonas de gramado que, no momento, viraram áreas de terra e barro. A descaracterização do local, antes de verde predominante, é outro aspecto apontado. Munidos de vídeos e fotos do que consideraram ser um trabalho descuidado, os críticos chegaram a protocolar o pedido de paralisação.

Após vistoria na manhã desta quinta-feira (6) no canteiro de obras do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, a promotora Annelise Steigleder, do Ministério Público Estadual, considerou “desnecessária” a hipótese de apresentar ao Poder Judiciário um requerimento de suspensão das intervenções declarando ter ficado “apaziguada” e “tranquila” com os esclarecimentos da concessionária GAM3 Parks, que venceu a licitação para administrar conjuntamente o Harmonia e o trecho 1 da orla do Guaíba por 35 anos.

A empresa responsável pela intervenção tem chancela da prefeitura para remoção de plantas e deverá ampliar arborização do espaço.

A gauchada que acampa no Parque também ficou mais tranquila pois havia uma preocupação quanto a realização do Acampamento em virtude de uma provável paralização.