RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 16 de julho de 2023

 

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA 

REINAUGURA SEDE 

E ACRESCENTA NOVA FOTO EM SUA GALERIA


Da esquerda para a direita: Fraga Cirne, Cândido Brasil, 
Maxsoel Bastos de Freitas Filho e Maxsoel Bastos de Freitas

Foto: Tatiana Tetzlaff


Nem bem recuperou-se das festividades de aniversário acontecidas em Santa Maria aonde a realização do Rodeio de Poetas foi um verdadeiro sucesso a Estância da Poesia Crioula, entidade que aglutina o versejar gauchesco, reinaugura sua sede localizada na Av. Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre. Aliás, é das poucas confrarias literárias do Estado com sede própria. 

A reforma, com auxílio da diretoria e de diversos associados, foi idealizada e capitaneada pelo seu incansável Presidente Cândido Brasil. Banheiro reformado, piso novo, pintura refeita, disposição do museu modificada, enfim, nossa casa ficou um "brinco".  

No mesmo dia em que se reinaugurou sua sede, o ápice do encontro de confrades e confreiras na tarde de ontem (15) foi o descerramento da foto de seu ex-presidente o poeta uruguaianense Maxsoel Bastos de Freitas, que comandou a entidade num de seus piores momentos, ou seja, a pandemia, e manteve, sem afrouxar nem um tento, a Academia Xucra do Rio Grande firme e forte.

Maxsoel vem somar-se a uma galeria de verdadeiros baluartes da poesia Sul Brasileira. 

Parabéns Cândido Brasil; Mil Gracias Maxsoel Bastos de Freitas por manterem nos píncaros da cultura rio-grandense a nossa sexagenária Estância da Poesia Crioula.