RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sábado, 17 de junho de 2023

 

O MTG ESTÁ DE LUTO 




Faleceu nesta madrugada fria de junho o líder tradicionalista Manoelito Carlos Savaris, Presidente em diversas oportunidades do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ele vinha lutando contra um câncer há um longo período.

Sem dúvida alguma Savaris foi o Presidente mais marcante que passou pelo MTG. Era o tipo do mandatário que tu amava ou tu odiava. Pelas seguidas vitórias nas eleições da entidade a grande maioria o amava. Não é uma opinião e sim uma constatação. Contudo, em virtude de suas posições arraigadas, arrumou diversos oponentes.

Embora, em minha juventude, eu tenha feito parte de um CTG e participado de sua diretoria e corpo de danças, nunca fui filiado ao Movimento Tradicionalista pois não concordo com uma série de normas, decretos, regulamentos, regimentos internos que, na minha opinião, engessam o Movimento. Mas hoje eu vejo que esta associação de Centros de Tradições precisa de um pulso firme para que a maionese não desande. Savaris fez isso. Agiu com firmeza.
   


Por não ser próximo de Manoelito Carlos Savaris tive contato com ele em duas ou três oportunidades. Era uma relação de respeito que começou justamente em virtude de um cartum que fiz na véspera de uma eleição no MTG insinuando que ele, novamente, tiraria o "osso" da boca do adversário, como realmente aconteceu. Pensei que ele poderia ficar contrariado com minha brincadeira mas, segundo eu soube, deu risadas.  
 


A segunda vez que estive com ele foi atendendo a seu convite de comparecer na sede do MTG para conversarmos sobre a cultura gaúcha como um todo. Percebi que era uma pessoa dedicada, estudada e desejava o melhor para seus comandados. 

De outra feita foi ele que atendeu ao meu convite para comparecer no Conselho de Cultura do Estado para explicar aos Conselheiros minúcias do MTG e me ajudar a aprovar o Projeto na LIC sobre o ENART. Tivemos sucesso.  

Após saber notícias de seu passamento para outro plano espiritual fui bombear as conversas que tive com ele no Whats. Havia apenas uma no início do ano passado aonde ele me dizia: "Léo. Leva teu livro sobre os Farrapos e a Maçonaria para vender no Congresso em Farroupilha. Te dou 10 minutos para pronunciamento e um espaço para venda". Acabei levando 80 livros e vendi todos. Se tivesse levado 200 teria vendido pois a fila que ficou sem a obra foi graúda. 

Só me resta transmitir meus sentimentos a Dona Odila Savaris e a todos os demais familiares