RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 16 de maio de 2023


SESSENTANDO  


Marco Aurélio e eu (os de cima) 

Não costumo homenagear datas natalícias de pessoas vivas pelo fato de que, invariavelmente, vou esquecer de algum amigo ou amiga em face de que são tantos (graças a Deus). Contudo, não poderia deixar passar de valde o dia de hoje quando completa sessenta anos de idade meu fraterno amigo Marco Aurélio, mais conhecido no mundo tradicionalista como Zoreia. 

Muito do pouco que sei sobre lides campeiras aprendi com o Zoreia pois somos fundadores do Grupo de Cavalgadas Cavaleiros da Neve e neste período em que convivemos em verdadeiras "indiadas" fui um aprendiz deste gaúcho o qual considero um dos maiores entendedores e divulgadores do tropeirismo. Graças a sua persistência o mundo tropeiro, que povoou tantos lugares em nosso Estado é matéria curricular nas escolas municipais de Taquara. 

Seu conhecimento prático e teórico sobre muares é impressionante, fator que levou o Marco Aurélio a ministrar oficinas sobre o tema até mesmo fora do Rio Grande do Sul. 


Inspirado no Zoreia desenhei este quadro



Meu parceiro velho: Longa vida para ti e não esqueça de me convidar novamente para comer um ensopado de bolas neste rancho que é um verdadeiro museu aí pelas bandas do Açouta Cavalo, entre Taquara e Rolante.


Zoreia preparando uma sopa de bolas