RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sábado, 20 de maio de 2023

 

POR ONDE ANDARÃO?  



Revirando uns retratos numa caixa de sapatos encontrei esta foto que me trouxe muitas recordações. Pela data no verso a chapa completa meio século em julho. 

Quando trabalhei de vendedor numa banca de revistas na estação rodoviária de São Francisco de Paula meus grandes amigos eram os engraxates. Para ganharem alguns trocados, além de lustrarem os sapatos dos viajantes, compramos alguns instrumentos musicais para que fizessem suas "apresentações". 

Hoje eu me pergunto por onde andarão aqueles meninos? O que foi feito de suas vidas? Tiveram oportunidades? 

Vocês já pensaram quantas pessoas passam por nossa existência sem que tenhamos mais notícias? 

O tempo vira lembranças e as lembranças transformam-se em saudades. 

A nostalgia me bate.
Primeiro emprego (oficial)
vendendo disco e jornal,
bugigangas de mascates. 
E a turma de engraxates,
onde andarão meus parceiros?
Emocionou-se um campeiro....
A saudade é um veneno
e... por ter os olhos pequenos,
eu sempre choro primeiro.  




Legenda: 
Foto 01: Antônio, Francisco, José, Léo e Pelezinho.
Foto 02: Dedicatória