RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sexta-feira, 19 de maio de 2023


ESCOLHIDA RELATORIA DA PEC DOS SÍMBOLOS 


Na terça-feira (9), durante reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia foi distribuída a Proposta de Emenda à Constituição 295/2023, que institui a proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul.

Três deputados pediram a relatoria da matéria, a presidente da Comissão, Sofia Cavedon, e os deputados Felipe Camozzato e Professor Claudio Branchieri. Seguindo o regimento interno, não havendo acordo, foi designada para relatar a PEC a deputada Eliana Bayer (Republicanos).

O projeto de Emenda à Constituição do RS foi apresentado pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) e subscrito por 19 deputados da Casa. De acordo com Rodrigo, "é preciso garantir que os nossos símbolos, bandeira, brasão e hino, sejam protegidos, pois são legados, contam a aguerrida história da formação do nosso Rio Grande e não devem ser modificados só porque alguns não gostam. E se acontecer uma discussão sobre isso, que ela seja ampla e envolva a todos".