ÀS "ANITAS" DO UNIVERSO
Gosto é gosto. Enquanto estava em Roma algumas pessoas foram conhecer a ilha de Capri, Nápoles e a histórica Pompéia. Eu tirei o dia para descobrir onde fica o túmulo de Anita Garibaldi. Penso que me adelgacei um bocado pois foram 2 km de pernada morro acima, na Colína Janícullo, com uma vista privilegiada da Cidade Eterna e a poucos metros da estátua do seu grande amor, Giuseppe Garibaldi.
A maioria da nossa juventude não sabe quem foi Anita Garibaldi. Contudo, se perguntarem pela cantora Anitta a maior parte saberá responder. Eu entendo esta situação. Cada um vivenciando o seu tempo. Entretanto é uma responsabilidade de quem gosta da cultura gaúcha não deixar cair no esquecimento pessoas que forjaram nossa identidade.
O monumento de autoria do escultor Mario Rutelli é lindo e no pedestal há um belo trabalho em relevo aonde a heroína comanda uma carga de farrapos. No braço esquerdo firma uma criança e no direito uma pistola. Suas cinzas estão sob a placa aonde, logo acima, alguém deixou um buquê de flores. O memorial está bem conservado mas há bastante sujeira na volta.
Dedico esta postagem a todas as "Anitas" do universo. Mulheres guerreiras, valentes, negras, brancas, pardas, índias, mães, esposas, companheiras, trabalhadoras, injustiçadas, agredidas, oprimidas, apaixonadas e apaixonantes. Vocês são a alma do mundo.