RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 8 de abril de 2023

 

REVOLUÇÃO DE 1923 - PARTE VII

Trégua


 

Não vendo próximo o final da luta no Rio Grande e temendo que a rebelião se alastrasse numa cruenta guerra civil. Artur Bernardes decidiu enviar pacificadores ao Sul. Assim, confiou ao Marechal Setembrino de Carvalho, gaúcho de nascimento, a tarefa de ultimar as negociações iniciadas pelo antigo Ministro da Justiça, Augusto Tavares de Lira, na ocasião Ministro do Tribunal de Contas.

Antes de seguir para o Sul, Setembrino avistou-se com Assis Brasil no Rio de Janeiro, colhendo opiniões e preparando-se para a tarefa.

Ao chegar a Porto Alegre, quando se entendia com Borges de Medeiros, ocorreu em frente a seu hotel uma manifestação popular, sendo os participantes dispersados a tiros pela Brigada.

Setembrino então disse a Borges: "Mas sua polícia está matando o povo", e recebeu como resposta: "A polícia está cumprindo com o seu dever e defenderá a ordem, seja contra quem for!"