RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quinta-feira, 13 de abril de 2023

 

ARMADILHA DA MELANCOLIA



Uma coisa engraçada acontece comigo e eu não sabia explicar. Agora, lendo uma postagem (que não traz sua autoria), eu entendo o motivo.

É o seguinte: Sempre que vou a São Francisco de Paula evito passar na Rua Barão do Santo Ângelo. Ali passei dos meus 8 aos 18 anos e neste local continuaram vivento meus pais até partirem para um outro plano. Todo o fim de semana, depois que vim morar na capital, eu ia lá abraçá-los. Hoje meu carro se nega a entrar naquela rua.

Eis o que descreve a matéria:

Não volte para onde um dia você foi feliz, é uma armadilha da melancolia, tudo terá mudado e nada será igual, nem mesmo você.

Não tente procurar as mesmas paisagens, nem as mesmas pessoas, elas não estarão, o tempo joga sujo, e terá se encarregado de destruir tudo o que um dia te fez feliz.

Não volte para o lugar onde um dia você foi feliz, mantenha-o sempre na sua memória, como era, mas não volte.

Não volte ao passado, você já o conhece, a vida continua e há novos caminhos para percorrer, novos lugares para visitar e outras pessoas que nos esperam.