RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

 

PROFISSÃO: DEBOCHE


Existem indivíduos que em seus currículos deveria constar o seguinte:

- Profissão: Deboche.

Eu admiro as pessoas que trabalham fazendo humor. Os humoristas são mensageiros do riso, da alegria. Fazem contraponto ao mundo sisudo em que vivemos. Palhaços levam divertimento ás crianças enfermas nos hospitais, são portadores das graças de qualquer circo por mais humilde que seja. Eu adoro palhaços. Contudo, o humor que mais aprecio é o inteligente, aquele que teve por grandes mestres Chico Anysio e Jô Soares. Infelizmente quem fez escola aqui pelo Sul foi o Casseta & Planeta, ou seja, aquele humor alicerçado no deboche, na gandaia, na depreciação de outra pessoa como se o humorista fosse “o cara”, aquele que nunca erra, o senhor da razão.

Para ser um bom humorista a pessoa tem que ter raciocínio rápido, ser diferenciado, criativo, engraçado mesmo calado, não repetir piadas velhas e, sobretudo, não fazer do sarcasmo, da polêmica com pessoas ou classes, sua escada para subir na profissão.

O humorista pode até não gostar de determinado segmento, como crianças declamando, por exemplo, e tal opinião deve ser respeitada. O deboche, não. Ele (humorista) deve ter o discernimento de separar suas frustrações daquilo que ele leva para seu público através de sua arte.   

Em tempo: Não vamos dar "nomes aos bois" pois os zombeteiros são deste grupo que vive de "curtidas" e deixam isto bem claro quando pedem desculpas por meterem os pés na jaca agradecendo por terem sido tão lembrados nas redes sociais.