RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

 

AS VISITAS PROLONGADAS


Impressionante como no período de carnaval as pessoas que tem casa na praia, na serra ou no campo, recebem visitas de amigos e parentes que não viam, ou não eram lembrados, durante todo o ano. Eu não dou bola pra isto mas tem alguns que exclamam: - Ainda bem que as folias do Momo duram apenas quatro dias.

Isto me faz lembrar uma passagem muito engraçada do Seu Antero Castilhos, figura muito conhecida lá na minha terra por ser um eterno ranzinza. Um verdadeiro rabugento.

Sua filha  Judite que estudava no povoeiro, naquele carnaval de 1983 resolveu convidar seus colegas para passar os festejos na fazenda de seu pai, no interior. E assim, já pelo sábado de manhã, foram chegando em comitiva, armando barracas, isopor tapados de ceva, cantorias, uns já de calção pro banho na sanga...

Recém tinham chegado prontos para ficar até a quarta-feira de cinzas e o Seu Antero foi encilhar seu cavalo para as lidas diárias.

Antes de bolear o pé no estribo, muito educado, foi cumprimento um a um dos jovens com a seguinte indireta que mais parecia uma flechada nos peitos:

- Bueno, gurizada. Vou aproveitar e me despedir. Pode ser que quando eu voltar do campo vocês já tenham ido embora...