9 ANOS SEM
VALTER VIEIRA RIBEIRO
Natural de Passo Fundo RS, Valter Vieira Ribeiro nasceu em 09/07/1942, filho de Pedro Júlio Ribeiro e Jandira Vieira Ribeiro, agricultores. Tinha como profissão o ofício de Barbeiro, o qual exercia há 60 anos, embora aposentado continuava trabalhando. Casou-se em 11/07/1964 com a Sra. Eva Isabel Ribeiro. Tinham um casal de filhos.
Tradicionalista e autêntico declamador, Valter Vieira Ribeiro foi patrão do CTG Getúlio Vargas, por três gestões, e fundador do CTG Tropel de Caudilhos, do qual foi o segundo patrão, ambos em Passo Fundo. Premiadíssimo, campeão de rodeios em declamação, entre os quais destacam-se:
- Rodeio Internacional de Vacaria, onde foi uma vez 3º Lugar, uma vez 2º lugar e também – Bi Campeão –
- Campeão do Rodeio Internacional de Passo Fundo
- Destaque Especial do Fegart
Também como declamador foi premiado nos seguintes festivais de poesias inéditas:
- 3º Festival Poético da Brigada Militar, no Clube Farrapos em Porto Alegre – 1º Lugar
- Sesmaria da Poesia Gaúcha 6º Quadra em Osório – 1º Lugar
- 1º Garimpo da Poesia Gaúcha em Soledade – 2º Lugar
- Seival da Poesia Gaúcha em São Lourenço do Sul – 3º Lugar
Foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Passo Fundo, em sessão solene, e condecorado com o diploma de Honra ao Mérito pela conquista do 1º lugar em declamação no Rodeio Internacional de Vacaria. É fundador da Associação de Pajadores e Declamadores Gaúchos A. P. A. D. E. G, de São Pedro do Sul, Fundador e Patrão de Honra da Associação de Poesias Gaúchas, Confraria do Verso Crioulo, de Passo Fundo, CTG Tropel de Caudilhos, Recanto da Poesia Gaúcha Jayme Caetano Braun.
Valter Vieira Ribeiro também foi o homenageado da Sesmaria, de Osório, o maior festival poético do Estado, em sua 17ª Quadra, em setembro de 2012. Já doente, não pode comparecer.
Faleceu em Passo Fundo no dia 26 de fevereiro de 2014.