RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

 

SENSACIONAL 

Tradicionalista João Carlos D'Avila Paixão Côrtes estampa mural de 16 metros de largura por 10 de metros de altura em fachada  de prédio no 4º Distrito, na Capital. A obra é assinada pelo artista Eduardo Kobra, conhecido pela arte com cores e figuras geométricas no Brasil e no Exterior. 

A presente matéria é assinada por Roger Silva e as fotos são de Jonathan Heckler, de ZH.     



A fachada do prédio que marcará o início do trajeto ligando o Quarto Distrito ao Moinhos de Vento recebeu nesta segunda-feira (23) os últimos detalhes do mural pintado pelo artista Eduardo Kobra representando o tradicionalista gaúcho Paixão Côrtes. A obra de arte tem 16 metros de largura por 10 de altura, e é assinada por um dos mais reconhecidos muralistas do Brasil e do mundo.

A figura do rosto de Paixão Côrtes olha para a sua direita e tem uma representação da chama crioula em mãos. Para o mesmo lado de seu olhar, em um segundo plano, a estátua do Laçador também aparece no mesmo quadro. Se destacam as cores pintadas em figuras geométricas que se adaptam aos limites do rosto, detalhe característico das imagens de Kobra.

O artista diz que “se apaixonou por Paixão Côrtes” enquanto o pintava no Quarto Distrito. A experiência dele em Porto Alegre entre os dias 16 e 22 o surpreendeu pela receptividade da comunidade artística local. O paulista passeou de barco pelo Guaíba e frequentou churrascos.

— Ganhei presentes de pessoas que passavam e se encantavam com o trabalho. Me convidaram para uns cinco churrascos, fui em dois. Fiquei feliz de colaborar com um bairro promissor, vi uma arquitetura muito propícia para movimentos de arte, além do que já existe com os bares e a vida noturna. O lugar tem tudo para crescer — acredita.

A parede que recebeu o bigode e o chapéu de Paixão Côrtes, morto em 2018 aos 91 anos, é uma das faces prédio que abrigará um complexo gastronômico e 41 lofts exclusivos. A esquina da Avenida Voluntários da Pátria com Almirante Tamandaré será desfecho e ponto de partida de um extenso corredor de dois quilômetros de passeios públicos e atrações paisagísticas até o bairro Moinhos de Vento. O empreendimento e o mural são iniciativas da incorporadora ABF Developments.