RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 14 de janeiro de 2023

 

MURALISTA EDUARDO KOBRA PINTARÁ 

PAIXÃO CÔRTES 



O conhecido muralista Eduardo Kobra está em Porto Alegre para pintar um paredão de 16 metros de largura e 10 metros de altura, que faz parte do galpão que abrigava a sede da antiga Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira, segunda do segmento no país, que foi inaugurada no final do século XIX, no 4º Distrito.

A escolha foi por pintar a imagem do tradicionalista Paixão Cortês (1927 - 2018), figura conhecida no Rio Grande do Sul e também inspiração para a criação da estátua do Laçador. Monumento à figura do gaúcho, o Laçador se tornou símbolo oficial de Porto Alegre em 1992 e é patrimônio histórico da capital, recepcionando quem chega à cidade.

Em 2023, a figura do tradicionalista será homenageada novamente, desta vez através da arte contemporânea de Eduardo Kobra. A obra do artista mundialmente renomado, que deve ser entregue oficialmente até o fim deste mês, pretende demarcar a importância da história na construção do futuro, unindo tradição e inovação.

A decisão de convidar Kobra para ilustrar a imagem de um dos gaúchos mais representativos de nossas tradições, de acordo com o CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca, surgiu da vontade de honrar a história do Estado, ao mesmo tempo em que contribui para sua renovação. “Homenageamos as tradições gaúchas, muito fortes e marcantes, através da figura do Paixão Cortes, a inspiração para o Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, na arte de um dos painelistas mais famosos do mundo, Eduardo Kobra, entregando mais que um presente para a cidade: um novo ponto turístico no 4D, um painel com alma e pulsante que honra a história do estado, ao mesmo tempo em que contribui para sua renovação”, afirma o CEO.