RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 28 de janeiro de 2023

 

COMEÇA HOJE O "PALETA ATLÂNTIDA"

evento que poderá ser o maior churrasco do mundo


Fabrício Svirosk / ART iMAGEM 


Tudo começou com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha feita à beira-mar. Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Paleta Atlântida vem crescendo ano após ano e, em 2023 não seria diferente. Neste ano, o evento irá dobrar de tamanho, contando com dois quilômetros de estrutura distribuída na areia, e buscará o título inédito e oficial de maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos, registrado pelo Guinness World Records. A 6ª edição ocorre neste sábado, das 9h às 17h, na Praia de Atlântida.

Entre as atrações, é claro, o grande destaque são os assados. Com a presença de 60 celebridades nacionais e internacional do churrasco, serão servidas mais de 15 toneladas de carne em sistema de open food, das 12h às 17h. Entre os destaques presentes no evento estão, Marcelo Bolinha, Marcos Livi, Enrique Puentes e Carolina Heckmann. Os churrasqueiros apresentarão diversas possibilidades de assados com os mais variados tipos de carne.

O evento, que iniciou como uma diversão entre amigos, ainda quer se consolidar como a maior competição de churrasco do mundo. O Paleta contará com uma categoria profissional nos moldes internacionais, que será avaliada por 30 juízes profissionais de oito países (vinculados à WBQA - World Barbecue Association; Confederação Pan-Americana de Assadores e Parrilleiros e Aliança de Churrasco da África), julgando às cegas as paletas preparadas por equipes profissionais de diversos países, como Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana.

Por falar em competição, a já conhecida “Melhor Paleta de Cordeiro” não ficará de fora, afinal, é ela que dá nome ao evento. Será dividida em duas categorias: Raiz (temperada apenas com sal) e Gourmet (onde a criatividade é incentivada).

Haverá 14 paradores de marcas parceiras, com experiências para o público - inclusive um do Destemperados; áreas de confraternização; lounges e espaços kids. A programação também contará com mais de 100 espetáculos, entre amadores e profissionais, com atrações musicais, circenses, teatrais e de dança. As apresentações ocorrem em seis palcos e nos paradores espalhados pelo evento. Claus e Vanessa, Charles Master, Rafael Malenotti e Rafael Machado são alguns dos confirmados.

Além do churrasco, o evento também contará com competições de três modalidades esportivas: o tradicional campeonato de futebol de areia das celebridades, como Tinga e Dunga; o maior torneiro aberto de beach tennis com 40 quadras; e famoso campeonato de futevôlei do litoral gaúcho, o Rei da Praia.

O Paleta Atlântida é aberto ao público que quiser assistir aos assadores em ação, aos jogos e espetáculos. Os ingressos para assadores já estão esgotados, mas, quem quiser degustar e ter acesso aos serviços do evento, ainda pode adquirir pelo link gzh.rs/paletaatlantida. O ticket custa R$ 200 por pessoa e inclui open chope e open food, das 12h às 17h.

PALETA ATLÂNTIDA 2023

Dia 28 de janeiro, das 9h às 17h

Na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá

Ingressos pelo link gzh.rs/paletaatlantida

@paletaatlantida