RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

 

RETIRA O SOFÁ DA SALA


 

Vejo muita gente tecendo fortes críticas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. É um direito democrático, embora o MTG seja uma entidade privada e muitos dos que se manifestam nem são associados. Até aí, tudo bem. Não é porque eu não sou mais sócio do Grêmio que vou deixar de criticar os erros administrativos do clube.

Mas o que mais me impressiona é que o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, um órgão público que cuidava de nossa cultura como um todo, num canetaço do então governador Sartori, simplesmente fechou suas portas espraiando seu rico acervo aos quatro ventos e poucos se manifestaram a respeito. 

Nosso Estado não tem um setor que trate especificamente da cultura regional gaúcha. A Secretaria de Cultura preocupa-se com outros segmentos ignorando quase que por inteiro nossas origens. Deveria, ao menos, ter uma subsecretaria voltada exclusivamente para o resgate e a preservação de nossos costumes genuínos.

Mas o que fizeram? Sob alegação de que o IGTF era um “cabide de empregos” (qual Secretaria não é?) acabaram com o Instituto. Em vez de preservar, administrar os problemas, fazer uma boa gestão do setor, liquidaram com anos e anos de pesquisas sobre o nosso rico folclore.

Para evitar o namoro da filha acharam mais prático retirar o sofá da sala e os que reclamam do MTG ficam com boca de siri em relação ao desmonte do IGTF.