RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 13 de novembro de 2022

 

ARTISTAS SEM NOME



Aproveitei o feriado (que para um aposentado são todos os dias) para dar uma chegada em nosso rancho praieiro na bucólica Kuruma’s Beach, mais conhecida como praia de Curumim. Arejar, tirar o mofo, cortar a grama e descansar um pouco das correrias da cidade grande.

Além de sentir a brisa do mar, me reconforta, me traz calma, bombear este quadro na parede da nossa sala. É um óleo sobre tela enorme, lindo, que comprei de um pintor de rua, em Porto Alegre, e que não consigo identificar o nome.

Esse quadro, exposto em uma galeria de arte, teria seu valor multiplicado inúmeras vezes sendo o autor reconhecido por todos os lugares.

Assim como este pintor desconhecido inúmeros artistas acabam se perdendo por não terem uma oportunidade, um “padrinho”, um apoio. Quantos compositores não terão belos trabalhos engavetados? Quantos escritores anônimos deixaram de editar suas obras? Quantos músicos desistiram de algum instrumento para dedicarem-se a um trabalho pesado mas com a certeza do ordenado no fim do mês?   

Coisas deste mundo velho por vezes injusto e desigual.