RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 4 de outubro de 2022

 

ROTA DOS TROPEIROS 


Obra do escultor Vilmar Rodrigues Nascimento, do Paraná,


Um monumento em homenagem ao tropeiro foi inaugurado, em Bom Jesus, no dia 16 de julho deste ano. Arte não se discute mas para mim que aprecio esculturas com formas bem definidas, este memorial que presta uma homenagem a estes desbravadores e povoadores de tantas localidades de Sacramento a Sorocaba, e que fica localizado na cidade serrana de Bom Jesus, é o mais bonito de todos.    

O município, desde 2012, é reconhecido pela Assembleia Legislativa como Capital do Tropeirismo e tramita, no Congresso Nacional, um outro projeto para tornar esse reconhecimento nacional. A data foi escolhida em alusão ao aniversário de 109 anos de Bom Jesus e ao Dia Municipal do Tropeiro.

Quem chegar ao município pela BR-285 será recebido pelo monumento, que é composto por um homem, que saúda os visitantes com chapéu, em cima de uma mula, acompanhado de um cachorro e de outra mula. A obra é assinada pelo escultor Vilmar Rodrigues Nascimento, do Paraná, com base em pesquisas realizadas pela historiadora Lucila Sgarbi Santos. O projeto teve coordenação da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e também conta com um letreiro com o nome da cidade.