RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

 

SOBRE O DESFILE DE AMANHÃ, DIA 20.



Para comemorar o Dia do Gaúcho, na próxima terça-feira, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da Fundação Cultural Gaúcha, da 1ª Região Tradicionalista do MTG, com o Patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), realiza o Desfile 20 de Setembro com a participação de mais de 2,5 mil pessoas.

A programação será desenvolvida na Av. Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, no sentido Beira-Rio/Parque Harmonia, a partir das 8h30min, com desfile cívico-militar. Às 9h30min, a União das Etnias de Ijuí (Ueti) em conjunto com a 1ª Região Tradicionalista do MTG, apresentarão o desfile temático “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, alusivo ao tema dos festejos deste ano, que propõe uma valorização da diversidade do povo gaúcho. O desfile tradicional está marcado para às 10h15min.

No grupamento de abertura, a chama crioula será levada por um condutor, acompanhado de 12 cavaleiros. Gerada em Canguçu, a chama percorreu as 30 regiões tradicionalistas do Estado até chegar à capital. O desfile terá a participação de 25 grupos, entre CTGs e Piquetes.

A programação contará com a presença de cerca de 50 autoridades. Estão confirmadas a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior; da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; da secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022; do Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo; do presidente do MTG, Manoelito Savaris; do general Fernando Soares, do Comando Militar do Sul, além da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, Instituto Geral de Perícias que também participarão do desfile Cívico-Militar.

O desfile em números (atualizado em 18/09/22):

Desfile Cívico e Militar Brigada Militar: 30 viaturas, 500 pessoas a pé e sobrevoo de duas aeronaves (aguardando nº final) Corpo de Bombeiros: 20 veículos Polícia Civil: 25 viaturas, sobrevoo de helicóptero e 120 pessoas a pé Instituto-Geral de Perícias (IGP): 20 viaturas e 20 pessoas a pé Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe): 15 viaturas e 100 pessoas a pé 4º Regimento de Polícia Montada da BM (RPMON): 50 cavalarianos

Desfile Temático - 270 integrantes da União das Etnias de Ijuí (Ueti) - 180 integrantes de Entidades Tradicionalistas da 1ª RT, Escolas de Dança e Grupos convidados.

Desfile Tradicional - 25 grupos, entre CTGs e Piquetes, somando 700 participantes a cavalo e 350 a pé.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).