RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 24 de setembro de 2022

 

REPONTANDO DATAS / 24 DE SETEMBRO



O 24 de setembro é o dia de Nossa Senhora das Mercês, Mercês vem do espanhol e significa favor, graça, perdão, indulto. Muitos não conhecem esta santa mas ela teve muitos fiéis seguidores, principalmente na época da escravidão.

A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelos frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Em Barcelona, hoje é feriado em função da louvação a esta santa que foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África.

A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se para Santarém e para Lisboa. Chegou ao Brasil através dos Padres Mercedários onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação, inclusive aqui no Rio Grande do Sul, na época da revolução farroupilha, data que acabamos de comemorar, os escravos que lutavam depositavam na ponta da lança e na fé em Nossa Senhora das Mercês a confiança de sua libertação. Pena que o império (e alguns republicanos não abolicionistas) não pensava da mesma forma.