RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 9 de agosto de 2022

CIRCUITO DE PALESTRAS

 

TEMA ESTADUAL DOS FESTEJOS FARROUPILHAS DE 2022 

ETNIAS DO GAÚCHO

Rio Grande - Terra de muitas Terras 

 

Tendo em vista a necessidade de divulgação do tema dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul, partiu do proponente do tema, Maxsoel Bastos de Freitas, a iniciativa de um circuito itinerante que contemplasse o maior número possível de municípios a receber de forma gratuita, uma palestra que elucidasse não somente a nossa formação étnica, mas que mostrasse de forma material com exemplos práticos como podemos aplicar com vantagens competitivas a nossa diversidade de manifestações culturais. 

A palestra tem por objetivo levar elementos que possam ser utilizados por professores, instrutores, patronagens e para outros profissionais de interesse cultural, turístico e correlatos. A palestra não visa explorar, somente, a origem étnica do gaúcho sob o ponto de vista de acervo histórico e/ou de museologia. Vai além. Visa explorar a DIVERSIDADE de nosso povo em suas várias vertentes com a finalidade de alcance da temática em seus vários aspectos levando em conta as particularidades de cada uma das regiões e das cidades do Rio Grande do Sul. 

Da mesma forma este tema tão amplo não impede que determinados segmentos de representações culturais, turísticos e/ou educacionais, como escolas ou o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho, por exemplos, possam através de um corte epistemológico trabalhar parte do todo do tema proposto.   

Até o momento, a palestra já foi apresentada na região da Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Sul, Vale do Jaguari, Meio Alto Uruguai e Metropolitana. A agenda completa atinge até o momento mais de 40 cidades, sendo que em algumas a palestra acontecerá mais de uma vez no mesmo dia para dividir os participantes de acordo com o segmento. 

É importante ressaltar que a palestra não tem custo para quem a sedia, nem cachê, nem custos de viagem, o vice-presidente dos Festejos Estadual – Maxsoel Bastos de Freitas está nesta cruzada cultural em prol de ofertar igualdade de acesso de informações que são fruto de extensa pesquisa e vivências do palestrante tanto na cultura, no turismo, no ensino, em experiências internacionais de folclore, no tradicionalismo, na música, na literatura, quanto na vida jurídica. 

Como ressalta o Palestrante: “Estou compartilhando saberes mas ao mesmo tempo aprendendo em cada um destes encontros de estudo, pois são inúmeras vivências deste povo tão aguerrido que forma o Gaúcho, hoje tenho a oportunidade deste intercâmbio cultural sem sair do RS, mas ao mesmo tempo, temos a impressão de viajar pelo mundo e pelo tempo, devido a riqueza de nossas conversas.”

Palestrante:  

Maxsoel Bastos de Freitas é poeta, declamador e escritor. Vice-Presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do RS. Advogado, professor de graduação e cursos de Pós Graduação em Comércio Exterior e  Aduaneiro. Presidente da Fundação São João do GORGS, Fundador do Grupo Nativista Estampa de Fronteira. Ex-Presidente do Piquete Fraternidade Gaúcha do GORGS, Ex-Vice-Presidente da Fundação Cultural Gaúcha – MTG/RS, Venerável Mestre (Presidente) da Loja Maçônica Temática Gaúchos Templários (única loja temática da América Latina), Membro da ACADESUL Academia Maçônica de Letras, Ex-Presidente da Estância da Poesia Crioula do RS. Membro efetivo da comissão de Organização da Califórnia da Canção nativa do RS.   

Dados para contato:

Fone: 051 98028 6161

E-mail: maxsoelbastos@gmail.com

Página da Comissão na WEB: 

https://cultura.rs.gov.br/festejosfarroupilhas2022


Maxsoel Bastos de Freitas (camisa azul)
palestrando em São Francisco de Assis