RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 31 de julho de 2022

 

AINDA SOBRE O 

70º CONGRESSO TRADICIONALISTA


José Alberto Andrade
Foto: Léo Ribeiro

No 70º Congresso Tradicionalista que aconteceu ontem, dia 30, na cidade de Farroupilha, assistimos a uma bela palestra do repórter esportivo da RBS José Alberto Andrade. O Zé Alberto mostrou neste Congresso o que muitos já sabiam, ou seja, o seu vasto conhecimento sobre a musicalidade rio-grandense. Dono de uma memória privilegiada, meu conterrâneo deu um show ao abordar o tema proposto (o cancioneiro gaúcho) fazendo um resgate histórico e prendendo a atenção de centenas de pessoas por quase duas horas sem precisar utilizar-se do púlpito. Além destas virtudes este cidadão do mundo dá uma aula de humildade, fato que deveria contagiar alguns de seus colegas.

É claro que o José Alberto Andrade deteve-se mais demoradamente ao relatar sobre os Irmãos Bertussi, mais especificamente na figura de Honeyde, gaiteiro serrano sempre presente nos Congressos Tradicionalistas e que, em 2023, completaria 100 anos de idade se vivo estivesse. Aliás uma bela exposição sobre o Cancioneiro das Coxilhas fez muito sucesso no evento. Falei com o Paulo Bertussi, filho do Honeyde, que me confidenciou que tal mostra fará parte, de maneira itinerante, das comemorações que estão sendo preparadas. 

Se o seu CTG desejar participar de tais celebrações, é só fazer contato pelo e-mail: honeyde100@gmail.com, conforme banner abaixo.