RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 17 de junho de 2022

CACHORRO QUE COME OVELHA...

 



Estou com um livro na gráfica. Em questão de dias estará no mercado. É uma obra diferenciada pois trata da participação e da influência da Ordem Maçônica na Revolução Farroupilha. Seu título é: Os Farrapos e a Maçonaria. Foram anos de pesquisas e, devido ao trabalho desprendido, eu prometi a mim mesmo que seria o último. 

Ledo engano. 

Em 2023 será o ano do centenário de nascimento do meu maior ídolo dentro do gauchismo, a pessoa que direcionou meus passos para a cultura gaúcha. Me refiro a Honeyde Bertussi.

O meu segundo livro, publicado em 1994, foi, justamente, em homenagem a este pioneiro, ao baluarte da musicalidade galponeira. São 306 sextilhas contando em versos rimados a vida artística deste Cancioneiro das Coxilhas, meu conterrâneo. 

Pois agora me bateram as mutucas e estou pensando em reeditar com algumas melhorias, e a experiência literária que a idade me proporcionou, este livro que encontra-se esgotado. 

Como eu disse: Cachorro ovelheiro...