RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sábado, 2 de abril de 2022

SAIBA MAIS SOBRE CANGUÇU

 

LOCAL AONDE SERÁ ACESA A CHAMA CRIOULA 

2022


Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição - Canguçu


Dia 12 de agosto de 2022 acontece o acendimento da Chama Crioula, ato que marca o início das comemorações farroupilhas no Estado. Tal momento cívico carregado de simbolismo ocorre alternadamente em uma cidade pré-escolhida. Neste ano o acendimento acontecerá em Canguçu de onde partirá para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Por tal motivo, neste dia de hoje, vamos nos reportar a esta cidade localizada no Sul do Estado.   


A sede iniciou seu povoamento em 1739. Por volta de 1830, a atividade predominante era a pecuária, havendo um início de agricultura. Pela segunda vez, a zona sofreu, quando suas terras foram palco de lutas da Guerra dos Farrapos. 


O topônimo Canguçu é de origem indígena. Significa Cabeça Grande. A causa dessa estranha denominação foi um tipo de onça que havia na região e possuía a cabeça muito grande. 


Canguçu está incrustado na Serra dos Tapes a qual forma junto com a Serra do Herval a região fisiográfica gaúcha Serras do Sudeste, serras divididas pelo rio Camaquã, que limita ao norte o município e que se constituem dos solos mais antigos do estado, como parte do Escudo Rio-Grandense, de formação no Período Arqueano. 


Localiza-se a uma latitude 31º23'42" sul e a uma longitude 52º40'32" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. Possui uma área de 3.520,6 km². É em Canguçu que nascem os arroios do Quilombo e das Caneleiras, que no município vizinho, Pelotas, juntam-se e recebem o nome de arroio Pelotas. 


Municípios limítrofes: Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador, Cristal, Cerrito, Morro Redondo, Pelotas, São Lourenço do Sul e Piratini 


A distância até a capital é de 274 km. 


Canguçu, que é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar, é uma região aonde a cultura gaúcha é muito forte. Por lá acontece o lindo festival nativista Canto dos Cardeais e, na seara tradicionalista, um dos eventos mais importantes do Estado pois é voltado para a juventude escolar. Estamos nos referindo a Ciranda Estudantil Nativista - CIENA, que durante uma semana envolve toda a comunidade com gincanas e intensa programação. As apresentações são realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento, no Cine Teatro Municipal e no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu- CETAC. 


O evento visa estimular momentos de valorização e preservação da tradição e da cultura gaúcha no âmbito estudantil e população em geral. 


Concursos em categorias como Trabalhos Manuais e Desenho, Dança de Salão, Entrada e/ou Danças Tradicionais, Canto Individual Feminino e Masculino,  Gaita, Violão, Declamação Masculina e Feminina, Causos, Canto Coletivo e Dança da Integração mexem com a comunidade. 


Temos a certeza de que, no dia 12 de agosto, por ocasião do Acendimento da Chama Crioula, o Rio Grande do Sul será recebido com toda hospitalidade peculiar do povo canguçuense.


Ciranda Estudantil Nativista CIENA - Canguçu