RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 26 de abril de 2022

HOJE É DIA DO GOLEIRO

 

Tem avante ganhando borbotões que miram no goleiro e... chutam nele.
Na tradição também tem pessoas assim, que não desviam para um golaço.

Gravura: Léo Ribeiro


Neste mundo velho sem porteiras todo o dia é dia de alguma coisa. Hoje, 26 de abril, por exemplo, é Dia do Juiz do Trabalho; Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão; Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl; Dia Mundial da Propriedade Intelectual e... Dia do Goleiro. 

O goleiro (ou arqueiro), é o atleta mais visado em um escrete de futebol. Ele é a última salvação. Se falha é frangueiro, se salva o time, é sua obrigação. 

O melhor jogador brasileiro que vi atuar nesta posição foi o Manga, do Botafogo, Inter, Grêmio, Nacional e tantos outros times. Mas foi injustiçado na copa de 1966 quando o time todo falhou. E lembram do Barbosa, na final contra o Uruguai em 1950? Coitado. 

Eu, durante toda minha mocidade, em virtude da asma, jogava de goleiro. Acabei gostando e me aperfeiçoando na posição. Era sempre o primeiro a ser escolhido no par ou ímpar das peladas (até porque ninguém queria jogar no gol). 

E tem atacante ganhando carroças de dinheiro que se apavora ao ver um goleiro pela frente e faz dele sua alça de mira. Aponta e chuta.... no goleiro. Não tem a capacidade de desviar para um lado, de jogar a bola por cima. Elias, do Grêmio, é um destes. 

Trazendo o comentário para nossa seara gauchesca, podemos dizer que muitos que cultivam nossas tradições não tem a perspicácia de desviar o foco, de "tirar do goleiro" e continuam mirando naquilo que não leva a nada. Ex: Indumentária. 

Fui num evento sábado passado e um devoto do Movimento, meu amigo, me questionou sobre o tamanho do meu lenço. Isso é mirar no goleiro enquanto que desviar, fazer um golaço, seria trabalhar por uma forma de trazer a juventude para dentro dos Centros de Tradições, pois os mesmos estão tomados por pessoas dedicadas mas que já estão cansando de tanta labuta.  


Clube Atlético Serrano, de São Chico. Duas vezes campeão amador do RS
Eu sou o "arqueiro" de calção branco