RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

VIVA A BOMBACHA

 

Falando em indumentária, muitos ainda discutem a origem da bombacha. A maioria, no entanto, já concorda que tal vestimenta que ornamenta o gaúcho de hoje tem origem na Turquia. Pois dando uma bombeada na história de tantas e tantas guerras pelo mundo afora me deparei com esta imagem dos soldados franceses apoiados por alguns voluntários turcos, na Guerra contra a Prússia e Alemanha.  

Reparem a vestimenta do soldado Turco, acima a direita. 


A guerra franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha. Em oposição, o imperador francês Napoleão III tinha como objetivo reconquistar o prestígio perdido interna e externamente, depois de inúmeros reveses político-diplomáticos. O poderio militar prussiano também constituía uma ameaça à supremacia francesa no continente europeu.