RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 4 de setembro de 2021

DOIS MUNDOS E UMA ROSA PARA ANITA

 

Projeto desembarca em Porto Alegre




No ano em que se comemora o bicentenário da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, ou simplesmente Anita Garibaldi, muitas instituições uniram forças para celebrar a data. Desde 2019, ações vêm sendo desenvolvidas tanto em Santa Catarina quanto no Uruguai e na Itália.

Seguindo as comemorações, no dia 8 de setembro um evento celebrará a passagem dos 200 anos do nascimento da Heroína de Dois Mundos. Na ocasião, será plantado um exemplar da Rosa de Anita - uma espécie híbrida, desenvolvida por botânicos europeus para homenagear a lagunense - na capital gaúcha. A atividade iniciará às 14h, em um ato na Assembleia Gaúcha, quando o deputado estadual Luiz Marenco entregará uma placa alusiva à data para um grupo de prendas a cavalo. Elas levarão a homenagem até a praça Garibaldi para acompanhar o ato de plantio da ‘Rosa de Anita’, organizado em parceria pela Prefeitura de Porto Alegre e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Mudas da rosa híbrida também foram plantadas nos municípios de Laguna, Imbituba, Tubarão, Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos e Garopaba.