RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CANOAS PODE SER O CAMINHO

 

Divulgação: Prefeitura de Canoas

Em função da pandemia as comemorações farroupilhas, por todo o Rio Grande do Sul, foram um tanto diferenciadas. Acompanhei de perto os festejos da capital e me decepcionei. Fraco, sem divulgação... Talvez o vírus seja uma boa desculpa para os atos falhos ou mesmo para... não fazer muita coisa. 

Muitos municípios pelo interior do Estado fizeram das tripas o coração para não deixar passar em branco esta data magna do gaúcho. Desfiles com menos cavalarianos, shows com público limitado, mas, de uma forma ou de outra, fizeram acontecer. 

Pelo que vi e ouvi a cidade de Canoas deu uma excelente demonstração de como realizar uma bela festividade mesmo com as intempéries que se apresentaram, se candidatando a uma forte opção para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre que, após a terceirização do Parque da Harmonia, ninguém sabe se, e como, voltará a acontecer. 

O Parque Eduardo Gomes é um local amplo, com dezenas de ranchos de costaneiras de prontidão o ano inteiro, cancha de laço coberta, ou seja, próprio para grandes atividades tradicionalistas. 

Os cuidados tomados para evitar a contaminação foram magníficos. Teste de Covid19 para todos que desejassem entrar no Parque. Só após o resultado as pessoas eram liberadas (ou não). Assim mesmo era proibido a livre circulação. As pessoas eram direcionadas para um espaço cercado para no máximo seis ocupantes. Os serviços dos bares eram atendidos por garçons no próprio local após pedidos via celular. 

Além de uma organização impecável os belos espetáculos artísticos e campeiros foram constantes e de fundamento. 

Te cuida, Porto Alegre.