RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

SAUDADES DAS BOMBACHEIRAS




Bombacha é uma calça larga, 
com punhos e com botões.
Segundo várias versões
veio a esta pampa bravia
lá da Maragateria
trazida por imigrantes,
pois aqui nestes quadrantes
só o chiripá existia. 

- Jayme Caetano Braun - 

Favos


Segundo algumas versões a bombacha é uma calça de origem turca, usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. São largas na fronteira, médias no planalto e estreitas na serra, quase sempre com "favos de mel". Necessariamente de cós largo, sem alças para a cinta e com dois bolsos grandes nas laterais. Em ocasiões festivas tem cores claras, sóbrias e escuras para viagens ou trabalho.

Na verdade as discussões são amplas ao tratar da origem e mesmo de largura das bombachas.  Há muita controvérsia, pois lembro que na serra se usava a bombacha de "dois panos" que era larga e tapava todo o pé da bota. Uma coisa é certa: depois da sua industrialização, nos resta uma grande saudade das antigas bombacheiras. 


Bombacha de dois panosChamava-se assim porque um pano só, mesmo infestado (dobrado) não era suficiente para sua confecção. Precisavam de dois comprimentos (um para cada perna).