RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 22 de agosto de 2021

PINTE TUA ALDEIA

 

Vanessa Spindler, Israel Da Sois, Luciane Altmayer e Léo Ribeiro, 

Após um largo tempo (e uma saudade maior ainda) a convite do meu amigo Secretário de Turismo Rafael Castello Costa, neste final de semana estive no meu chão nativo, São Francisco de Paula, para uma live sobre o Dia do Folclore (22 de agosto), evento com iniciativa da Comissão Gaúcha de Folclore. 

Como tenho a balda de caminhar todos os dias, me sobrou uma vasa de tempo e me fui ao Lago São Bernardo dar minhas troteadas. Que natureza exuberante, ar puro, retorno as origens.  

Sei que sou um chato de tanto versejar minha terra mas penso que todos deviam fazer o mesmo em relação aos seus berços crioulos. Eles não são melhores nem piores do que outros lugares do mundo mas são diferentes, pois são nossos. Somos seus filhos, natos ou adotivos com a mesma intensidade. Total, como disse Leon Tolstoi "se quiseres ser universal começa por pintar tua aldeia".   

Por esse motivo certa vez escrevi: "Meu querido São Bernardo / sabedor dos meus segredos / em ti eu molho meus dedos / para tornar-me abençoado".     

Lago São Bernardo, São Chico de Paula, ontem ao fim da tarde.