RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

OS JOVENS

 

Gostei da coluna do jornalista David Coimbra na Zero Hora de hoje, 18 de agosto, sob o título Os Talibãs dos Trópicos. Ele faz referência ao ímpeto juvenil que foi motivo, para o bem e para o mal, de diversas iniciativas que tornaram-se fatos históricos. É a energia e a ânsia da juventude em querer mudar o mundo.  

Faz referência que o atual Talibã, radicais, imprevisíveis, uma tragédia humanitária que assombra a todos, foi fundado nos anos 90 por 40 estudantes muçulmanos. O significado de Talibã é "estudante".  

Cita, também, que o general inglês Baden-Powell percebeu a volúpia da idade durante um cerco na Guerra dos Bôeres, na África do Sul. Ele estava quase perdido, sitiado na cidade, quando decidiu usar meninos do lugar para tarefas arriscadas. Convencidos de que o trabalho era importante, portaram-se com bravura e faziam coisas que soldados experientes vacilavam em fazer. Devido a isso Baden-Powell fundou o escotismo.

O problema da temática de hoje é que os exemplos de David Coimbra são, em sua maioria, para fatos que derivaram para atrocidades como a nefanda Juventude Hitlerista, que o líder nazista conduziu, ou a Revolução Cultural da China idealizada por Mao, nos anos 60, aonde o poder central era exatamente os jovens que formavam a Guarda Vermelha.

Sei que a intenção do colunista é mostrar que os jovens são ideais para organizações paramilitares porque eles precisam da sensação de pertencimento a um grupo, e esse grupo, em geral surge com a ideia de renovação, de transformação.

Para contrapor, respeitosamente, as colocações verdadeiras deste escritor, trago para nossa seara regional, motivo deste blog, uma lembrança boa. Foram 8 jovens idealistas, estudantes do "Julinho" - Colégio Júlio de Castilhos - liderados por João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que criaram esta que é uma das maiores comunidades sociais do mundo, ou seja, o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Uma pena que os ideais daqueles jovens envelheceram e as tentativas de renovação nem sempre surtiram efeitos.