RETRATO DA SEMANA


Para quem começou este blog há 16 anos atrás com 40, 50, acessos diários, terminar o mês de junho com 99.429 acessos (somente no dia 01 já tivemos 10.040 visitas) só aumenta nossa responsabilidade. Continuamos peleando apenas pelo prazer de ser mais um guardião da cultura regional gaúcha.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

MONUMENTOS QUASE QUE DESCONHECIDOS

 

Colocação da estátua em meados da década de sessenta


Ontem tocamos no tema do monumento em Cruz Alta, que faz alusão a obra literária de Érico Veríssimo O Tempo e o Vento.

O Rio Grande é rico em esculturas representativas de nossa cultura. Uma pena que diversas destas sejam pouco divulgadas. Outras, encontram-se em estado de abandono. 

Uma obra que talvez pouco conheçam é o monumento ao Gaiteiro Típico dos Pampas. Ele fica no parque de eventos da cidade de Bento Gonçalves na frente do estacionamento principal e ao lado da escadaria de acesso aos pavilhões. É uma homenagem a marca Acordeões Todeschini S.A. que levou, nos áureos tempos, ao título de o maior centro produtor de acordeões das Américas.

O monumento é datado de Fevereiro de 1967 e foi esculpido pelo artista Frei O. Stefani.