RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PLUTARCO

 

General Bento Gonçalves da Silva


Pergunto aos leitores: - Alguém, aí, já tinha ouvido falar em Plutarco? Eu não. Mas agora eu já sei quem é e vou usá-lo em meus argumentos em defesa dos nossos protagonistas da Guerra dos Farrapos.

Plutarco foi um filósofo grego que nasceu no ano de 46 e morreu em 120 e que proferiu a seguinte frase: O TEMPO DAS ARMAS NÃO É O DAS LEIS.

Então, principalmente quando se aproxima o 20 de setembro em que a Revolução Farroupilha começa a ser mais comentada sendo comum alguns escritores gaúchos apresentarem essa estória repetitiva de que o general Bento Gonçalves era isso e aquilo, ladrão de honra e de cavalos, vou me alicerçar no Plutarco. 

Não é uma frase totalmente verdadeira pois muitos tiranos poderiam usá-la para justificar atrocidades. Falo no caso específico do chefe farrapo. Tem que entender a história de acordo com o momento em que os fatos acontecem. Tirar comida de uma estância para alimentar sua tropa em meio a uma guerra é algo anormal ou eu posso dizer que o tempo das armas não é o das leis?

Fica a questão.   

Ah... só para lembrar. O imperialista Barão de Caxias fazia o mesmo.