RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 28 de agosto de 2021

CULTURA GAÚCHA


PODERÁ SER TOMBADA 

COMO

 PATRIMÔNIO IMATERIAL DO PAÍS 


O senador Luis Carlos Heinze esteve reunido nesta quarta-feira (25) com o deputado Lucas Redecker, com o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul Ronaldo Santini e com o Adido Cultural do Estado César Oliveira. Um dos motivos do encontro foi o encaminhamento ao Ministro do Turismo Gilson Machado Neto do pedido de tombamento da cultura gaúcha como patrimônio imaterial do País. 

A solicitação é efetuada através do Turismo em virtude de que este ministério engloba a Secretaria de Cultura ao qual o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) está vinculado.

Este reconhecimento é de suma importância pois nossa cultura regional gaúcha estaria nivelada a segmentos já reconhecidos como o Frevo, a Capoeira, e Literatura de Cordel e tantas outras manifestações da cultura nacional, fator que, com certeza, se reverte em investimentos ajudando toda a cadeia produtiva envolvida. 



Assim César Oliveira se manifestou sobre o encontro: Proteger a cultura é a missão de todas as pessoas que nela acreditam. Hoje estive em audiência com o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, levando a pauta e o planejamento para o início do processo de registro imaterial do patrimônio cultural e tradicional do Rio Grande do Sul e suas peculiaridades. Nesse importante momento eu estava juntamente com o Senador Luis Carlos Heinze, o Deputado Federal Lucas Redecker e o Secretário de Turismo do RS Ronaldo Santini, componentes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha, e que também peleiam por essa pauta.